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Você sabe o que é e como funciona um ERP para vendas online?

Entenda o que é, quais os benefícios, como funciona e como integrar um ERP de vendas online à sua loja virtual. Confira nosso guia básico!


Investir em uma estratégia de vendas online oferece uma série de vantagens para empresas e consumidores como um todo. No entanto, à medida que sua operação cresce, fica latente a necessidade de contar com um ERP integrado.

Afinal, gerenciar pedidos, indicadores e resultados de sua loja virtual — especialmente em marcas que lidam com diferentes canais, como lojas em marketplaces variados — não é simples

E se gerenciar um site não é uma tarefa fácil, a solução pode ser conectar sua loja a um ERP de vendas online. É uma estratégia de sucesso para aliviar sua carga de trabalho e maximizar o desempenho do seu negócio.

Porém, antes de tudo, é preciso entender sobre essa tecnologia. O que é e como funciona um ERP de vendas online?

Confira o nosso conteúdo para encontrar as respostas!


O que é um ERP?

O sistema ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) é uma tecnologia de gestão que monitora todas as atividades de um negócio.

Eles também servem como bancos de dados para os setores e mesmo funcionários que possuam acesso.

Assim, com um ERP, as empresas podem centralizar suas informações e acelerar os processos internos sem envolver vários membros da equipe. Dessa forma, todos os dados estão disponíveis a todos, de forma atualizada e simultânea.

Ou seja, com um ERP de vendas online integrado à loja virtual, no momento em que um pedido é feito no site, o pessoal do estoque é automaticamente avisado e o processo de picking e packing tem início.

Esse tipo de ferramenta integra diversas funcionalidades, automatizando processos de marketing, vendas, logística, pós-venda, finanças, entre vários outros.

Alguns ERPs também possibilitam que se adicione módulos para expandir suas funcionalidades, personalizando a tecnologia de modo que atenda às necessidades do negócio em um regime "tailormade" (sob medida).

Mas afinal, qual ERP seu negócio precisa? Especialmente se falamos de uma operação baseada em vendas online.

A verdade é que cada software é diferente e pode ser focado em um setor específico.

Você pode encontrar ERPs próprios para contabilidades e outros próprios para mineradoras. Varia muito!

No entanto, todos eles compartilham algumas características comuns:

  • Gerenciar pagamentos;

  • Automatizar processos;

  • Integrar diferentes processos em uma única interface;

  • Funcionalidades para gestão de produtos, estoques e catálogos;

  • Diferentes áreas do negócio podem prestar contas com precisão;

  • Favorecer o marketing, as vendas e a comunicação com os clientes;

  • Atualizados dados, indicadores, métricas e relatórios em tempo real;

  • Acompanhar a logística e o funcionamento da cadeia de suprimentos.



Quais são as vantagens de implementar um ERP de vendas online?

Um sistema de gestão pode causar vários impactos positivos em sua operação. Entre os principais benefícios ao integrá-lo a uma loja virtual, podemos mencionar:

Maior rastreabilidade de processos internos

Um ERP contém todas as informações relacionadas às atividades internas e externas de um negócio, inclusive de seus marketplaces, caso integrado.

Assim, é mais fácil monitorar o progresso de cada setor, ajudando a monitorar pontos fracos ou imprecisões nos processos existentes e corrigi-los antes que tenham um impacto significativo.

Tomada de decisões orientada por dados

Algumas decisões sensíveis podem ter um impacto significativo na estabilidade e no futuro do seu negócio de vendas online.

Ter indicadores (tanto qualitativos, quanto quantitativos) garantirá que as decisões sejam tomadas com objetividade e assertividade.

Assim, os ERPs são indispensáveis, pois oferecem dados quantitativos para apoiar diversas decisões de negócios. Entre outras coisas, eles podem:

  • Estabelecer critérios;

  • Dar suporte à definição de metas para a empresa;

  • Identificar a situação que precisa de uma mudança;

  • Comparar diferentes opções e revisá-las com base nos dados precisos.

Segurança de dados

Às vezes, devido a problemas técnicos, uma loja online pode precisar usar um backup de dados internos.

Se as informações estiverem muito fragmentadas, pode ser difícil saber qual versão de backup armazena as informações que você está procurando.

Isso pode ser resolvido centralizando tudo no sistema ERP, que armazena todas as informações em um só lugar.

Automação de processos

Os ERPs são capazes de automatizar muitas atividades que, se feitas manualmente, consumirão seu tempo e recursos.

É o caso da gestão de pedidos, comunicação com clientes, controle de estoque, relatórios, entre outros.

Assim, você encurta o ciclo de atendimento, processando as tarefas de forma automática.

Essa gestão mais eficiente significa que o seu negócio poderá alocar recursos de maneira mais inteligente, destinando investimentos ao crescimento de suas lojas ou presença em diferentes marketplaces.

Maior rentabilidade

O resultado final é um aumento de produtividade e uma melhoria nas margens de lucro da empresa em geral.

Isso pode ser alcançado por meio de redução de custos, aumento do número de vendas, entre outros benefícios que atingem toda operação.


Como funciona um ERP de vendas online?

Agora, basta sua empresa sair em busca de um sistema de gestão e pronto? Bom, não se apresse, há alguns detalhes que você deve alinhar antes de tomar uma decisão.

O principal é que o ERP em si não é um sistema que atua, nativamente, junto ou no backend da sua operação de vendas online.

É preciso integrar a ferramenta a este canal, possibilitando a troca de dados e a atualização em tempo real das informações.

Para empresas com vários canais de vendas online, é necessário encontrar uma solução que possa ser integrada a todos eles — o que é um desafio, dada a diferença de programação em cada canal.

Por isso, contar com um hub de integração, como o Market Piece, pode fazer todo sentido.

Trata-se do primeiro hub de integração com ERPs da SAP — a marca mais moderna, confiável e flexível do mercado de sistemas de gestão.

Com o Market Piece, seu negócio conta com uma solução que permite integrar todos os canais de vendas online, conectando plataformas e oferecendo uma interface dedicada para acelerar o controle de suas operações.

Ou seja, ele permite que sua empresa e seu time foquem exclusivamente na estratégia de e-commerce e marketplaces, com várias funções, como:

  • Vendas;

  • Estoque;

  • Anúncios;

  • Relatórios;

  • e muito mais!

Que tal experimentar? Entenda como funciona e solicite uma demo do Market Piece agora mesmo!


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