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7 motivos para vender em um marketplace

Entenda porque é tão benéfico para uma marca vender em um marketplace. Confira a nossa lista de motivos que explicam porque essa plataforma atrai tantas marcas!

O marketplace é uma alternativa extremamente viável para empresas que querem entrar no comércio eletrônico. É versátil, oferece um modelo de negócios padronizado e permite que a marca foque nos seus clientes.

No entanto, ainda assim, há muito debate acerca do tema: vale mais a pena investir em uma loja virtual própria ou aproveitar as bases sólidas de um marketplace?

Bom, a resposta certa varia de negócio para negócio — e das condições da empresa. Por exemplo, seguro afirmar que montar sua própria loja online é consideravelmente mais caro.

No marketplace, você aproveita de uma infraestrutura pronta para receber sua marca e seus produtos, bem como conta com acessos orgânicos que simplificam as vendas e reduzem o CAC, por exemplo.

Porém, sabemos que essa não é uma decisão fácil de se tomar.

Na prática, todos os benefícios e diferenciais de um marketplace são realmente sentidos?

É o que queremos mostrar nesse conteúdo, te contando os principais motivos do porquê vale a pena vender em um marketplace online. Veja só!


Por que vender em marketplaces? Confira 7 razões


1# Aquisição de clientes

Não é nenhum segredo que os marketplaces atraem tráfego significativo e têm alto engajamento.

Isso acontece por vários motivos, como sua proposta de entrega rápida, ampla escolha de produtos disponíveis e preços competitivos.

Marketplaces como a Amazon se tornaram uma rota cada vez mais importante para marcas que desejam atrair não apenas seu perfil de clientes, mas vários outros.

Afinal, um dos grandes diferenciais de vender em marketplace é justamente a possibilidade de aproveitar a sua visibilidade.

De acordo com uma pesquisa britânica, os consumidores afirmaram que a Amazon é normalmente um ponto de partida na jornada de compras.

2# Reconhecimento e exposição da marca

Os marketplaces tornaram-se um centro de descoberta de produtos para muitos compradores online — bem como um local para clientes fiéis recomprarem seus itens favoritos.

Ou seja, é uma plataforma pronta para aumentar o reconhecimento da sua marca.

Grandes players desse mercado impulsionaram esse comportamento, aumentando a exposição de marcas, como o Mercado Livre e a Amazon.

Seu layout e toda experiência de uso proporciona o acesso mais amplo aos produtos, o que possibilita que os clientes encontrem vários tipos de mercadorias.

Ou seja, falamos de plataformas facilitadoras da descoberta de produtos.

3# Importante na estratégia de "defesa" contra competidores

Para algumas marcas, vender em marketplaces como a Amazon requer uma abordagem estratégica para evitar perder receita incremental e perda de market share.

É por isso que você pode encontrar marcas que vendem por diferentes plataformas: Instagram, loja virtual própria e também marketplace.

Isso é o que chamamos de estratégia de defesa, ou seja, construir uma base comercial nos principais canais e plataformas, de modo a não ficar para trás.

É também uma forma de se proteger contra revendedores não autorizados ou mesmo vendedores de produtos de baixa qualidade (ou mesmo falsificados).

4# Atalho para internacionalização

As vendas online internacionais só cresceram nos últimos anos, possibilitando que as marcas encontrem públicos até mesmo fora de seus países.

É um "atalho" porque, antes, para uma marca entrar em um novo país, era necessário construir toda uma estratégia de localização, adequação de produtos e mais.

O marketplace online, por proporcionar uma experiência de compra mais objetiva e direta, possibilita que as marcas pulem essa longa etapa.

Basta, é claro, adequar as descrições e especificações do seu produto para outros idiomas, facilitando a compra.

E uma das provas disso é o número de acessos que os marketplaces recebem. Só a Amazon pode se vangloriar de um tráfego mensal de mais de bilhão.

É que os compradores não acessam somente a versão do marketplace de seus países, mas buscam produtos em marcas e lojas de outros locais.

5# Gera mais receitas

Marketplaces online são plataformas consolidadas no meio de comércio virtual basicamente em todo mundo.

Com a pandemia, foi natural que o segmento demonstrasse crescimento e os consumidores se tornassem cada vez mais dependentes da conveniência que a compra online proporciona.

Assim, garantir que sua marca esteja presente nos marketplaces para que você não perca o crescimento do comércio eletrônico é crucial para gerar receita.

6# Menos problemas técnicos

Sendo gigantes nacionais, continentais e mesmo globais do comércio eletrônico, os marketplaces contam com equipes técnicas consolidadas que gerenciam toda a plataforma.

Ou seja, falamos de um tipo de modelo de negócios que oferece mínimos problemas técnicos às marcas, ao mesmo tempo que gerencia uma enorme quantidade de tráfego a qualquer momento.

Assim, você não precisa gastar na contratação de uma equipe de gestão para gerenciar a parte técnica da sua loja, contando com o apoio do marketplace.

7# Mais confiança do cliente

Vender em marketplaces ajuda as empresas a gerenciar seu atendimento ao cliente de forma mais próxima, permitindo lidar de maneira mais humanizada com problemas como trocas e devoluções.

Isso tudo ajuda a construir confiança com seus clientes.

Além disso, atrelar sua marca a um marketplace auxilia na criação de um senso de segurança: os clientes confiam no marketplace, no seu sistema de pagamentos e no atendimento oferecido.

Por isso, se sentem à vontade para comprar com sua empresa, seja um micro negócio ou uma grande varejista.


Existem várias razões pelas quais pode ser benéfico para uma marca começar a vender em um marketplace online.

Afinal, é uma plataforma menos complexa do que lançar sua própria loja virtual, possibilitando que os empreendedores usem de recursos avançados e já previamente testados.

Ou seja, falamos de uma plataforma que possibilita acesso rápido aos clientes, bem como simplifica seus processos operacionais.

E você, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ajude você a decidir sobre o melhor canal de vendas para o seu negócio!

Continue de olho em nossas novidades para seguir aprendendo!


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