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5 cuidados fundamentais ao gerenciar suas vendas online e no Marketplace

Te contamos 5 dicas para melhorar a gestão de vendas online no seu marketplace, potencializando seus resultados e facilitando sua operação. Confira!




No momento que você começa sua estratégia de vendas online, é preciso ser tanto estratégico quanto criativo para gerenciar a operação e fazer seu negócio crescer.

Aqui, uma gestão eficiente, centrada e que saiba ser ousada é essencial para conquistar resultados incríveis.

Porém, como chegar nesse nível?

Pode até parecer difícil, algo que depende de anos de estrada e da montagem de uma base fiel de clientes.

Bom, em parte, isso é verdade. Porém, qualquer líder de vendas online pode encontrar na internet dicas para ajudá-lo a melhorar seus números.

Aqui na Market Piece, criamos umm guia com alguns cuidados essenciais para líderes de marketplaces que visam alcançar o topo do mercado.

Que tal aprender mais? É só continuar a leitura!



5 dicas para melhor gerenciar suas vendas online


1# Determine seus objetivos

Ok, essa é batida, nós sabemos. Mas ela reflete a realidade: o objetivo do seu negócio online não deve ser simplesmente "vender por vender".

É preciso ter um porquê melhor definido e que reflita seus valores e as necessidades do seu cliente.

Ou seja, quais suas metas de vendas? Para isso, recomendamos o seguinte:

  • Pesquisas de mercado: compreender o seu mercado é o primeiro passo para desenvolver um bom plano de vendas. Uma pesquisa completa ajuda você a entender seus segmentos-alvo, seus objetivos, pontos problemáticos e padrões de compra para fazer um plano eficaz.

  • Buyer personas: os valiosos insights de pesquisa de mercado ajudam você a criar buyer personas (perfis fictícios do seu cliente ideal) e desenvolver conteúdo para melhor direcionar suas ofertas. As personas mantêm você focado em atender às prioridades, desejos e necessidades reais do cliente-alvo.

  • Estratégia de marketing: com base na pesquisa e nas personas, você precisa traçar uma estratégia de comunicação concisa, de modo que aumente as conversões.


2# Apresente-se claramente

É crucial criar valor para seu público-alvo, pois eles são rápidos em julgar.

O usuário médio permanecerá em sua página por apenas 15 segundos, se não menos. Logo, sua loja virtual, sua marca e todo e-commerce deverá transmitir aos clientes sua proposta e suas soluções.

Quanto mais consistente for sua mensagem, mais consistente será sua marca, seja por meio de palavras, design, ofertas ou perspectiva.

Entre as ações que você pode tomar, podemos indicar:

  • Seja convincente: o texto de vendas (ou "copywriting") é muito importante, pois convence os consumidores a comprarem seu produto ou serviço. O melhor copy se concentra em como o consumidor final pode se beneficiar do que você está vendendo.

  • Adicione vídeos às páginas de conversão: essa pequena ação pode resultar em um aumento nas conversões de, em média, 86%. A informação visual tem maior impacto do que o texto.


3# Realize ações promocionais

Uma forma de vender mais (e melhor) é realizando promoções.

E, uma maneira de fazer isso acontecer , é por meio do senso de urgência.

É algo que inclui métodos como descontos e queimas de estoque.

Dessa forma, os clientes serão atraídos a comprar e gastar dinheiro no produto imediatamente ao ver a oferta, tudo por um "receio" de perder o prazo de desconto. É a chamada compra por impulso

Essas ações resultam em um inevitável aumento nas vendas do seu negócio online.

Você também pode adicionar escassez às suas ofertas para criar urgência. Esse método, informando aos indivíduos que uma oferta é por ordem de chegada ou que os produtos estão acabando, também os motiva a agir rapidamente.

É o que, em inglês, ficou conhecido como FOMO (Fear Of Missing Out) ou, simplesmente, "Medo de Perder".


4# Aumente as vendas online com provas sociais

A prova social (social-proof) desempenha um papel enorme nas decisões de compra do cliente.

Quando alguém está pensando em realizar uma compra ou tentando decidir entre duas marcas diferentes, muitas vezes recorre às experiências dos outros para definir em qual marca investir.

Na verdade, de acordo com a Invesp, 9 em cada 10 clientes leem comentários antes de decidir comprar.

Desse modo, é muito importante contar com análises e reviews de seus produtos direto na página de venda, de modo a convencer os clientes.

Assim, é possível conquistar três pontos essenciais para construir uma boa relação com os consumidores:

  • Influenciar suas decisões: as avaliações de produtos têm o poder de influenciar as decisões do consumidor, fortalecendo a credibilidade da empresa.

  • Fortalecer a confiança: avaliações positivas podem ganhar a confiança do cliente e incentivá-lo a interagir com a empresa — facilitando a fidelização.

  • Gerar engajamento: o uso de análises de produtos oferece uma oportunidade para empresas e clientes construírem um relacionamento saudável. De acordo com a Gallup, clientes emocionalmente conectados a uma marca proporcionam 23% mais receitas do que com clientes não engajados.


5# Utilize um ERP

O sistema de gestão ajuda você a centralizar várias tarefas, automatizando funções especialmente no back-office da operação.

É uma tecnologia ampla, robusta e que possibilita total controle das operações de vendas.

São várias aplicações — tantas que mencionar uma por uma aqui tornaria esse conteúdo interminável.

Porém, para citar alguns exemplos:

Uma solução integrada de ERP elimina a necessidade de comparar manualmente os diferentes custos de envio da transportadora.

Um ERP pode oferecer comparações de estimativas de remessa quase instantâneas, ajudando você a tomar rapidamente a decisão certa para seu cliente e sua empresa.

Integrar seu ERP com seu marketplace também permitirá que você faça pedidos em lote, melhorando a eficiência e economizando o dinheiro.

Um ERP que integra seus dados contábeis e do marketplace fornecerá informações e relatórios mais detalhados para uma melhor tomada de decisão sobre os rumos do seu negócio.

É possível automatizar a geração de balanços patrimoniais atualizados, níveis de estoque, saldos em aberto, status do fluxo de caixa e demonstrativos de lucros e perdas relacionados às suas vendas online, entre outros.

E você, gostou de aprender mais sobre o tema? Esperamos que o nosso conteúdo tire suas dúvidas e facilite a gestão de suas vendas online e da operação do marketplace.

Para mais conteúdos do tipo, é só continuar de olho nos posts do nosso blog!


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