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5 passos sobre como preparar sua empresa para vender em marketplaces

Entenda como você pode preparar a sua loja em um marketplace, com 5 dicas infalíveis para lançar sua operação online e conquistar os clientes logo no primeiro dia. Confira nosso guia!

Pouco mais da metade das vendas online acontecem em marketplaces. Esse fato é motivo suficiente para que o seu negócio aposte nesse modelo de negócio, expandindo sua operação.

Porém, sabemos que uma coisa é sonhar com um marketplace bem-sucedido, a outra é ter um.

E o caminho começa sempre pela implementação do seu canal de vendas online.

Vários passos são necessários, como a escolha das melhores plataformas.

E você, tem dúvidas sobre quais etapas seguir para lançar um marketplace de sucesso?

Então siga de olho em nosso conteúdo, pois preparamos um guia simplificado para explicar sua empresa pode se preparar para vender em marketplaces. Vamos lá? Boa leitura!


Os consumidores preferem marketplaces?

Antes de qualquer coisa, é importante tirar a pedra do caminho. Afinal, os consumidores preferem marketplaces ou lojas virtuais próprias?

Na prática, falamos de uma relação totalmente dividida, já que metade das vendas online em todo mundo foram realizadas em marketplaces.

Tamanha adesão tem motivos:

  • Conveniência: é mais fácil encontrar uma ampla variedade de produtos, com diferentes preços e de diversas marcas.

  • Amplitude: um marketplace reúne várias opções, o que aumenta o escopo de escolha dos consumidores, que podem fazer uma pesquisa de preços mais aprofundada.

  • Diferenciação: com acesso a tamanha base de marcas, preços, custos de envio, é mais fácil diferenciar as alternativas e escolher aquela que melhor se encaixa no orçamento.


Como preparar sua empresa para vender em marketplace?

E então, escolheu a(s) plataforma(s) mais adequada(s)? É hora de iniciar as vendas! Porém, para garantir máxima qualidade, indicamos seguir os seguintes passos.

Assim, sua operação já começa a vender de maneira eficiente e sem problemas. Vamos lá?

1# Atribua um gestor da operação

Normalmente, esse profissional gerencia toda operação online, garantindo que o time tenha os recursos necessários, contribuindo com a produtividade e a colaboração.


2# Monte uma equipe multifuncional

O lançamento de um marketplace requer a união de vários perfis profissionais, bem como a participação de diferentes setores.

Antes de qualquer ação, faça questão de montar o time certo para planejar, administrar e melhorar a operação online.


3# Estabeleça um funil de vendas ideal

Nas vendas online, a composição de um funil de vendas é uma etapa essencial para o sucesso comercial da operação.

Em muitos casos, você terá apenas uma chance de apresentar suas ofertas a um visitante, portanto, é necessário se colocar na melhor posição para demonstrar o valor de suas soluções.

Ao criar um funil de vendas do zero, você tem a chance de elaborar passo a passo a forma que os clientes vão interagir com sua marca, do primeiro contato até a fidelização.

É uma maneira de organizar o trabalho de marketing e vendas, que vão saber de antemão quais suas atribuições.


4# Capriche na descrição dos produtos

Uma das coisas que os consumidores mais buscam em uma loja virtual é a capacidade de sanar as suas dores — o que começa logo na sua pesquisa.

Por isso, utilize técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) de modo a melhorar a forma que suas ofertas são anunciadas.

Aqui, todo conteúdo importa: do título, passando pela descrição e pelas imagens (desde o nome do arquivo até o estilo fotográfico escolhido).


5# Utilize a tecnologia certa

Como um marketplace é uma extensão natural do da sua estratégia de vendas, muitas empresas encontram valor na implantação de uma plataforma de gestão, capaz de integrar os diferentes marketplaces utilizados, centralizando dados e facilitando o acesso a dados.

Contar com uma ferramenta do tipo pode fazer toda diferença, especialmente no monitoramento de métricas de desempenho, possibilitando a tomada de decisão em tempo real.


Escolha o marketplace ideal e expanda o seu negócio

Um dos principais desafios ao estabelecer uma operação online, especialmente com um canal como o marketplace, é escolher a plataforma ideal.

Realmente, há várias opções no mercado, cada uma com suas peculiaridades, diferenciais e benefícios.

Nossa dica é começar por aquela que mais se destacar em sua pesquisa,seja por alcance, taxas, facilidade de uso (tanto por você, como pelo cliente), presença nos mecanismos de busca, reputação e funcionalidades.

Porém, não se surpreenda se o seu time encontrar a oportunidade de explorar mais de um canal, tornando sua operação multi-marketplace.

Novamente, no entanto, vale ressaltar o papel da tecnologia e como uma solução que ajuda a centralizar os dados de todos os canais é tão importante, ajudando de maneira significativa seu planejamento estratégico.


E você, gostou de aprender mais sobre o tema? Esperamos que o conteúdo ajude você a implementar da melhor maneira a sua loja em um marketplace, turbinando seus resultados e alcançando o maior número de clientes!

Aqui no blog, costumamos falar sobre tudo que envolve esse mundo, com dicas sobre marketplaces, guias definitivos, tendências, novidades e inovações.

Que tal continuar de olho para seguir aprendendo?


E se você tem interesse em modernizar sua operação, saiba que pode contar com o Market Piece. Conheça mais sobre a solução completa para gerenciar as vendas online!


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