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Por que o Marketplace é uma forte alternativa para os pequenos negócios

Explicamos em detalhes os motivos do marketplace para pequenos negócios ser uma excelente alternativa para potencializar suas vendas online. Confira!



Afinal, um marketplace para pequenos negócios é uma boa maneira de potencializar as vendas da sua empresa ou não? A resposta simples: sim! Porém, queremos te explicar os porquês neste conteúdo.

No mercado, existe um mito que os marketplaces não são boas plataformas para pequenos negócios desenvolverem suas vendas online.

E há vários motivos para isso, mas especialmente a compreensão errônea que vale mais a pena criar sua própria loja virtual.

Bom, como apaixonados pelas possibilidades do comércio eletrônico, entendemos as duas opções como válidas.

No entanto, especialmente para pequenos negócios, o marketplace apresenta benefícios incríveis. Que tal conhecê-los?

Neste conteúdo, vamos desmistificar a questão de marketplace para pequenos negócios. Vamos lá? Boa leitura!


Relembrando: o que é um marketplace?

O marketplace é uma plataforma de vendas que reúne vários fornecedores, proporcionando um ambiente que simplifique a experiência de compra para os clientes.

Como já definimos em nosso guia sobre marketplace: o marketplace é um shopping center, só que online.

Inclusive, convencionou-se utilizar o termo "marketplace" para as plataformas online, mas a tradução literal quer dizer "lugar de comércio".

Assim, uma galeria de lojas no centro da cidade é também um marketplace — como a Amazon e o Mercado Livre são, só que online.

Porém, marketplaces são plataformas de terceiros: a empresa que possui uma loja nesse ambiente não é dona de tudo, mas compete com outros fornecedores pela atenção dos clientes.

Exatamente como um shopping — em que as marcas alugam um espaço para montar sua loja e vender seus produtos.

Assim, em um marketplace online, as marcas só precisam se registrar na plataforma, criar sua vitrine ou loja virtual (que normalmente segue um padrão ou oferece algumas ferramentas de personalização) e começar a anunciar seus produtos.

Tudo, da integração com mecanismos de pagamentos até o suporte do site, é de responsabilidade do marketplace em si.

Ou seja, seu pequeno negócio não precisa se preocupar com desenvolvimento de front e back-end do site, nem com questões de UI e UX, ou se preocupar com os gateways de pagamento.

A criação da sua loja em um marketplace normalmente passa por etapas padronizadas, de modo que simplifique sua experiência.


Marketplace para pequenos negócios: é viável?

Sim, o marketplace para pequenos negócios é uma alternativa extremamente viável e uma escolha certeira para uma pequena empresa.

Os motivos são simples: com o marketplace, você pode começar sua operação de vendas online com menos investimento inicial, mas ainda assim obtendo maior exposição e gerando um fator de confiança.

Primeiro, os marketplaces são tão acessados porque os consumidores confiam na plataforma, em suas mecânicas de pagamento e nas opções de entrega.

Outro ponto positivo e que prova a viabilidade é a forma que a plataforma pode estabilizar sua operação.

E veja bem, não falamos apenas da boca para fora, mas com base em dados:

De acordo com números do Business Insider, quase 70% dos proprietários de pequenas empresas afirmaram que marketplaces os ajudaram a aumentar as vendas.

Além disso, a maioria das pequenas empresas (81%) acredita que as vendas online são fundamentais para o sucesso de sua empresa.


Quais os benefícios de vender em marketplace para PMEs?

E então, quais os benefícios de investir em um marketplace para um pequeno negócio? Temos alguns para te mostrar, veja só:

Maior lucratividade

Vamos direto para a parte boa: o marketplace pode ser um canal valioso para aumentar sua lucratividade.

Afinal, vendas online são dinâmicas e você pode se aproveitar do alto tráfego do marketplace, bem como das ferramentas de anúncio e promoção, para vender seu estoque.

E o melhor? De acordo com a Web Retailer, 55% das empresas que vendem em marketplaces têm margens de lucro superiores a 20%.

Maior fluxo de novos clientes

As marcas em um marketplace se beneficiam muito do grande fluxo de usuários, o que ocasiona em um boom de novos clientes, expandindo o alcance da sua marca.

Afinal, marketplaces oferecem experiências de compra simplificadas e convenientes, o que potencializa a preferência pelas marcas ali presentes.

Aqui, vale reciclar um dado que utilizamos anteriormente: 58% das vendas online acontecem em um marketplace. Ou seja, há muito potencial, concorda?

Baixo custo de configuração

Marketplaces oferecem mecânicas simplificadas de configuração das lojas, vitrines e perfis das lojas — muitas vezes, de graça, cobrando apenas uma taxa sobre as vendas realizadas.

É muito diferente do que montar um e-commerce próprio (que exige todo processo de desenvolvimento, design e teste do site) ou, claro, de uma loja física!

Maior possibilidade de testar seus novos produtos

Incerto sobre a aderência do seu público a um novo produto lançado? Teste em seu marketplace!

Inovar novos produtos é muito importante para o crescimento de qualquer negócio.

Os marketplaces são o local ideal para você experimentar seus novos produtos, oferecendo trials ou amostras grátis.

Você também pode solicitar que seus clientes compartilhem comentários e avaliações para obter uma imagem clara de qualidade.

Agora que você aprendeu mais sobre marketplace para pequenos negócios, que tal começar agora mesmo?

O Market Piece pode ajudar sua empresa nesse processo — focado em transformar a gestão de seu negócio, seus marketplaces e seu ERP SAP®.

Assim, é uma solução que sincroniza processos de vendas, estoque e controle contábil com módulos SD, MM e FI do ERP SAP®, sendo o único do mercado capacitado para a tarefa.

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